Como usar o Objeto de Aprendizagem: Gráfico de Barras
Esse recurso pode ser acessado através do blog ou no seguinte link:
– O seu gráfico de barras será criado utilizando esse recurso. Insira o título e as categorias.
- Para
aumentar ou diminuir a quantidade de linhas e colunas basta clicar nas setinhas.
- Quando seu gráfico estiver pronto você deverá centralizá-lo na tela do computador para salvá-lo. Para isso você poderá optar por duas formas de fazer.
1o forma: Se você está trabalhando com o Windows, poderá clicar na tecla PRINT SCREEN (PRT SC) para copiar o gráfico. Em seguida, abra o Paint e cole a imagem (CTR V).Na
sequência utilize a ferramenta de SELEÇÃO
para realizar o corte da figura somente da parte do gráfico e
desconsidere as demais imagens. Utilize as teclas CTR X para copiar o gráfico em um editor de texto.
2o forma: Se você está trabalhando com o Linux, poderá clicar na tecla PRINT SCREEN (PRT SC) para copiar o gráfico. Ao dar esse comando abrirá a
seguinte caixa de diálogo:
-Clique na opção COPIAR
PARA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA, como está destacado na figura acima[1] e depois clique
no SAIR [2].
-Abra o programa de pintura (KOLOUR PAINT), em seguida vá na opção EDITAR - COLAR para que seu gráfico seja copiado, como no exemplo abaixo:
- Na sequência utilize a ferramenta de
SELEÇÃO para realizar o corte da figura
somente da parte do gráfico e desconsidere as demais imagens.
– Clique nas teclas CTRL X para recortar o gráfico
e cole-o no processador de texto.
Pronto o seu gráfico está salvo,
agora você já poderá iniciar a atividade solicitada por seu professor!
Como usar o Objeto de Aprendizagem: Gráfico de Setores
Esse recurso pode ser acessado através do blog ou no seguinte link:
www.proativa.virtual.ufc.br/manipulatives/nav/manipulativos.html
– Clique na opção Gráfico de pizza:
– Clique na opção Gráfico de pizza:
– O seu gráfico de pizza (setores) será criado utilizando esse recurso. Insira as categorias [1], as frequências [2] e, por fim, aperte na tecla Desenhar gráfico [3].
- Apesar de o recurso não possuir um campo para a inserção do título, o mesmo poderá ser inserido quando copiado e levado para o programa de pintura ( Paint ou KOLOUR PAINT, dependendo do sistema operacional).
- Apesar de o recurso não possuir um campo para a inserção do título, o mesmo poderá ser inserido quando copiado e levado para o programa de pintura ( Paint ou KOLOUR PAINT, dependendo do sistema operacional).
- O procedimento para salvar e copiar no editor de texto é o mesmo utilizado no Gráfico de barras.
Professor, você poderá desenvolver diversas atividades com esse recurso! Se precisar de orientações para o planejamento e desenvolvimento de projetos ou atividades estamos a disposição!
Minicurso - 3o SIPEMAT ( Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
DESENVOLVENDO
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO COM USO DE
TECNOLOGIAS DIGITAIS
MINISTRANTES
Juscileide Braga de Castro,
UFC, juscileide@virtual.ufc.br
Antônio Luiz de Oliveira Barreto, UFC, alobarreto@yahoo.com.br
José Aires de Castro
Filho, UFC, aires@virtual.ufc.br
RESUMO
Esse minicurso tem o objetivo de apresentar uma
metodologia, desenvolvida para trabalhar com a construção e a
compreensão de gráficos estatísticos através do uso de tecnologias digitais. Para isso propomos discussões para compreender os aspectos
matemáticos, o propósito e a lógica das atividades de investigação a partir do
uso de tecnologias digitais como objetos de aprendizagem e blog.
EMENTA
-Compreensão dos elementos necessários à
representação de gráficos a partir de tecnologias digitais como o blog e
objetos de aprendizagem;
-Desenvolvimento de planejamento de pequena
investigação sobre tema de interesse dos participantes;
ROTEIRO
-Apresentação;
-Tratamento da Informação e Pensament Estatístico;
-Aspectos Matemáticos dos gráficos (representação);
-Aspectos relacionados à organização de dados;
-Aspectos importantes nas investigações;
-Atividade;
-Encerramento.
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